Exames

Ultrassonografia

É um exame que não utiliza radiação ionizante e pode ser realizado por qualquer pessoa, inclusive grávidas. Pela ausência de radiações ionizantes, o exame é seguro, sendo indicado para o estudo e acompanhamento da gestação, desde os estágios iniciais até o seu final.

A ultrassonografia convencional é utilizada para examinar os diversos órgãos do abdômen, área musculoesquelética (músculos e tendões), estruturas superficiais (tireoide, glândulas salivares, mamas), assim como exames cerebrais em recém-nascidos e crianças de até um ano de idade.

Essa modalidade de exame também pode ser empregada para orientar punções e drenagem de coleções líquidas (fígado, rins, ascite, coleções purulentas, entre outras).

A ecografia ou ultrassonografia com Doppler é utilizada para o estudo de artérias e veias e é indicada para a detecção de tromboses venosas ou arteriais, de estenoses e ou oclusões arteriais, bem como, de aneurismas e de seu seguimento. Nas veias superficiais ele pode ser utilizado para mapeamento pré-operatório de varizes, confecções de fístulas para hemodiálise, e diagnóstico de tromboflebite. Pode ser empregado na gravidez para a aferição do fluxo sanguíneo materno-fetal, e também, para o estudo das alterações vasculares dos órgãos abdominais e da pelve. O acompanhamento de alguns tipos de transplantes (rim e fígado) também pode ser feito com essa técnica.

Orientações

Cada exame de ultrassonografia, requer um preparo diferente, no momento do agendamento do seu exame, o atendente informará o preparo adequado ao exame agendado.

No dia do exame é necessária a solicitação médica e apresentação de documentos: Carteira de identidade, CPF e Carteira do convênio.

Solicitamos que esteja na clinica com 20 minutos de antecedência, para realização do cadastro de exame(s).

Traga seus exames anteriores (se houver). É muito importante.