Notícias

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

5 livros sobre saúde que toda pessoa deveria ler

Um dos hábitos mais saudáveis que podemos cultivar é a leitura. Ela melhora o funcionamento do cérebro, previne doenças como o Alzheimer, estimula a criatividade, aumenta nossa capacidade de empatia... os benefícios são muitos! Os livros nos dão conhecimentos em profundidade que podem gerar verdadeiras revoluções no nosso modo de pensar e agir. Existem alguns títulos que não deveriam ser deixados de lado quando o assunto é saúde. Por isso, separamos algumas dicas de livros sobre saúde para que você transforme essa área da sua vida!

O poder do Hábito

Se dedicar a uma vida saudável é, primordialmente, uma questão de hábito. Quantas vezes já iniciamos uma dieta e furamos logo na segunda semana? É uma tarefa difícil, mas mudar comportamentos traz resultados significativos na vida de quem decide embarcar nessa missão. O autor Charles Duhigg mostra nesse livro que o poder do hábito está no potencial de transformação que ele oferece. Pequenas mudanças de hábito trazem resultados surpreendentes na sua produtividade, estabilidade financeira, saúde e até mesmo na sua felicidade.  

Saúde plena: equilibre sua alimentação e seus hábitos para uma vida mais feliz

Escrito pelos médicos Juliano Pimentel e Paulo Bittencourt, essa é uma boa continuidade para o livro anterior. Essa obra tem orientações para mudanças comportamentais simples, mas que podem se converter em grandes resultados. Os autores abordam o que você precisa saber sobre água, alimentação, sono, atividade física, meditação, lazer, vida sexual, socialização, lazer e outros temas pertinentes à sua saúde. Além disso, apoiam todas essas mudanças de hábitos de contato com a natureza e no potencial que você tem para promover sua auto cura e, também, seu bem-estar.  

50 Plantas E Frutos Brasileiros Que Turbinam A Saúde

A reeducação alimentar é um dos caminhos mais óbvios (e não por isso menos efetivos) para uma vida mais saudável. Mas essa jornada em direção a uma boa nutrição não precisa ser monótona e sem sabor. Você pode descobrir muitos sabores novos e criar um cardápio super brasileiro com a ajuda deste livro. Do abacaxi à uvaia, você fará uma saborosa viagem por frutos e plantas que nascem no Brasil de norte a sul. Escrito por duas jornalistas experts em nutrição (Regina Célia Pereira e Thaís Manarini) mostram diversos ingredientes que fazem parte da flora do detentor da maior biodiversidade do planeta: o nosso Brasil! Você pode rever as propriedades de frutas, verduras e legumes mais conhecidos (como goiaba, caju, jabuticaba...) e se deliciar descobrindo novos ingredientes com como o caso de major-gomes, mangarito, guabiroba… A abordagem de alguns livros sobre saúde são surpreendentes. É o caso deste!

Não é coisa da sua cabeça

AltTitle: Transtornos psicológicos são abordados nesse livro sobre saúde mental

Agora que já temos bons livros sobre saúde física, é importante adentrarmos no tema da saúde mental. Se o nosso psicológico não vai bem, nada mais vai bem; e os transtornos psicológicos são mais comuns do que se imagina. Doenças como depressão, ansiedade generalizada, síndrome do pânico, TOC, abuso de álcool e drogas ilícitas, bipolaridade, esquizofrenia e mal de Alzheimer atingem uma em cada três pessoas ao longo da vida. Muita gente acaba rotulando as doenças da mente como fraqueza, mas os autores José Alberto de Camargo e Naiara Magalhães dão neste livro informações suficientes para entender um pouco mais sobre como se originam os transtornos emocionais. Além disso, por meio de relatos reais, explicam os sintomas através dos quais as desordens mentais se manifestam, os tratamentos disponíveis no SUS e nos serviços particulares, as perspectivas de cura e controle, dicas de como a família pode ajudar a contornar o problema e o que fazer para se prevenir de doenças desse tipo.

Zonas Azuis

E qual o nosso objetivo em cuidar da saúde senão preservar nossos anos de vida? Afinal, muitos de nós gostaríamos de viver por mais de um século. Em alguns lugares do mundo, isso é um fenômeno relativamente comum – as chamadas “Zonas Azuis”. São regiões extraordinárias localizadas em diferentes partes do planeta. Nessas áreas, a população tem a maior longevidade, as menores taxas de doenças como: câncer, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras. Além disso, vivem com uma qualidade de vida acima da média. O autor Dan Buettner, relata nessa obra a respeito dos hábitos saudáveis dessas regiões, os segredos de seus povos e descreve detalhadamente como podemos incorporar em nosso cotidiano as dietas e hábitos saudáveis que prolongam as vidas dessas pessoas.

Se você deseja receber conteúdos sobre saúde e bem estar, clique no link: Receba nossos conteúdos.