Notícias

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Colonoscopia virtual, o que é?

Fonte: Dr. Matteo Baldisserotto

O que é a colonoscopia virtual?

A colonoscopia virtual (CV) é um exame de raios X especial do cólon, que utiliza a tomografia computadorizada (TC) de baixa dose. É um procedimento menos invasivo que uma colonoscopia convencional, pois não necessita de sedação. A CV procura pequenos pólipos dentro do cólon que podem se transformar em câncer de cólon. As lesões tumorais maiores também são detectadas pelo método.

Quais são as indicações da Colonoscopia Virtual?

De acordo com as recomendações do American College of Radiology, as indicações da CV são as seguintes:

  • Os indivíduos com risco médio ou moderado de desenvolver câncer colorretal;
  • Os pacientes com história prévia de neoplasia do cólon;
  • Em pacientes com colonoscopia incompleta ou para melhor caracterização de lesões colorretais indeterminadas na colonoscopia endoscópica;
  • Pacientes com risco de complicações durante a colonoscopia endoscópica: idade avançada, terapia anticoagulante, risco de sedação e colonoscopia anterior incompleta.

Quais são as contraindicações da CV?

Contraindicações relativas: Os pacientes com diarreia aguda, com diverticulite recente ou com retrirada de pólipo intestinal recente

Contraindicações absolutas: As pacientes grávidas ou potencialmente grávidas, pacientes com doença inflamatória intestinal e pacientes com síndromes com polipose intestinal.

Quem deve fazer o rastreamento do câncer de cólon?

A American Cancer Society (Sociedade Americana do Câncer) aconselha que a maioria dos homens e mulheres inicie a triagem de câncer de cólon aos 50 anos. Se você tem histórico familiar de câncer de cólon ou está em alto risco por outras razões, pode ser necessário fazer exames antes. A CV a cada cinco anos é uma das várias opções de rastreamento. 

Como me preparo para uma colonoscopia virtual?

Antes de fazer a CV, você precisará fazer preparo intestinal. O preparo intestinal ajuda a esvaziar o cólon para que as imagens da tomografia fiquem mais nítidas.

Que roupas usar?

Roupas serão fornecidas para você antes do exame. Por favor, remova todos os piercings e deixe todas as joias e objetos de valor em casa.

O que comer e beber antes do exame? 

Instruções específicas serão fornecidas com base no exame para o qual você está programado.

ALERGIAS: Notifique o radiologista ou tecnólogo se você é alérgico ou sensível a medicamentos e contraste com iodo.

O que acontece durante uma colonoscopia virtual?

O tubo fino será colocado pela via anal. Isso é usado para inflar seu cólon com ar. O técnico irá colocá-lo na mesa de exames que deslizará para dentro de um túnel do equipamento de TC.

O técnico sairá da sala de exames. O equipamento será operado a partir de uma sala de controle separada. Você será capaz de ouvir e falar com a equipe.

A mesa irá se mover para dentro do túnel. Você pode ouvir alguns zumbidos e estalidos.

Será solicitado para prender a respiração, às vezes.

O exame demora em média de 15 a minutos.

O que acontece depois de uma colonoscopia virtual?

Na maioria dos casos, você deve poder voltar para casa sem ajuda. Você pode voltar à sua dieta e atividades normais. Você provavelmente não precisará de medicamentos ou instruções especiais. Em caso de dúvida, fale com seu médico e com a equipe de radiologia.

Importante sempre conversar com seu médico. Ele baseado em seu histórico médico indicará o melhor método diagnóstico.

Por: Matteo Baldisserotto - Médico Radiologista da Clínica Kozma.