Notícias

terça-feira, 31 de março de 2020

Dia Mundial da Saúde e Nutrição

Cuidar da alimentação e manipular corretamente os alimentos são práticas diárias importantes e que agora, em meio à pandemia do Covid-19, estão sendo levadas ainda mais a sério. A imunidade é prejudicada quando a dieta não é equilibrada. Hoje, Dia Mundial da Saúde e Nutrição, queremos fazer você refletir sobre como está se alimentando para garantir sua imunidade e bem-estar.

Sabemos que o contágio do coronavírus se dá pelo contato com fluídos contaminados que são levados às mucosas, como boca, olhos e nariz. Já que estamos falando de nutrição, pesquisamos dicas de como evitar a contaminação dos alimentos no mercado e na cozinha:

Ao chegar do supermercado a primeira atitude dever ser higienizar as superfícies da cozinha onde serão manipulados ou guardados os alimentos, com desinfetante de uso geral ou álcool 70%. Também é importante limpar os produtos. As embalagens industrializadas, como caixa de leite, macarrão ou enlatados, podem ser limpas com um pano com álcool. Os recipientes bem vedados podem ser lavados diretamente na torneira.

Já a higiene de hortaliças, frutas, verduras e legumes, deve ser feita primeiro com água corrente, e depois imersas em uma solução com água sanitária (uma colher de sopa para um litro de água, respeitando a proporção de 1 por 1, se for preciso uma quantidade maior) ou produto específico para higiene desses alimentos, durante 15 minutos, e após esse tempo lavar novamente em água corrente e deixar secar naturalmente.

Outras dicas:

>> No mercado, mantenha a distância recomendada de 1 metro entre as pessoas.

>> Enquanto estiver fazendo as compras, não leve a mão ao rosto, nariz, olhos ou boca.

>> Depois de guardar as compras no porta-malas do carro, limpe as mãos com álcool em gel e se possível limpe também o volante e o banco do veículo.

>> Quando chegar da rua, tome banho e coloque as roupas sujas e o calçado para lavar.

>> Evite contato com quem está infectado, como almoçar juntos ou dividir pratos, copos e talheres.

>> Lave bem as mãos antes de limpar os alimentos e antes de comer, as palmas, o dorso, os pulsos, as pontas e entre os dedos. Essas medidas podem ser ineficazes se a mão de quem manipula os alimentos não estiver limpa.

Aproveitamos para compartilhar com você um material desenvolvido por docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com Orientações Nutricionais para o Enfrentamento do COVID-19.