Notícias

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Nódulos da Tireoide

A glândula tireoide é uma glândula endócrina em forma de borboleta que é normalmente localizada na parte anterior mais baixa do pescoço. O trabalho da tireoide é produzir os hormônios que são secretados no sangue e então carregados para todos os órgãos do corpo. O hormônio da tireoide ajuda o corpo a usar energia, mantê-lo aquecido e manter cérebro, coração, músculos e outros órgãos funcionando como deveriam.
 
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE UM NÓDULO DA TIREOIDE?
A maioria dos nódulos da tireoide não causam sintomas. Frequentemente, os nódulos da tireoide são descobertos acidentalmente.
 
O QUE CAUSA OS NÓDULOS DE TIREOIDE E QUÃO COMUM ELES SÃO?
Não sabemos o que causa a maioria dos nódulos da tireóide, mas eles são extremamente comuns. Aos 60 anos, cerca de metade de todas as pessoas tem um nódulo tireoidiano que pode ser encontrado através de exames ou com imagens. Felizmente, mais de 90% desses nódulos são benignos.
 
COMO O NÓDULO DA TIREOIDE É AVALIADO E DIAGNOSTICADO?
Depois que o nódulo for descoberto, seu médico tentará determinar se o restante da tireoide está saudável. Seu médico sentirá a tireoide para verificar se a glândula inteira está aumentada e se há um ou vários nódulos. Como geralmente não é possível determinar se um nódulo da tireoide é cancerígeno apenas pelo exame físico e pelos exames de sangue, a avaliação dos nódulos da tireoide geralmente inclui testes especializados, como ultrassonografia da tireoide e biópsia por agulha fina.
 
ULTRASSOM DA TIREOIDE
O ultrassom da tireoide é uma ferramenta fundamental para a avaliação dos nódulos tireoidianos. Ele, muito preciso, pode determinar se um nódulo é sólido ou cheio de líquido (cístico) e pode determinar o tamanho do nódulo. O ultrassom pode ajudar a identificar nódulos suspeitos, já que algumas características dos nódulos da tireoide são mais frequentes no câncer de tireoide do que nos nódulos não cancerosos. O ultrassom também pode ser usado para guiar com precisão uma agulha diretamente para um nódulo, quando o seu médico considerar necessária uma biópsia por agulha fina. O ultrassom ainda pode ser usado para seguir os nódulos da tireóide que não requerem cirurgia para determinar se eles estão crescendo ou diminuindo ao longo do tempo.
 
 
BIÓPSIA POR PUNÇÃO ASPIRATIVA POR AGULHA FINA DA TIREOIDE (PAAF):
Uma biópsia por agulha fina de um nódulo da tireóide pode parecer assustadora, mas a agulha usada é muito pequena e um anestésico local pode ser usado. Esse procedimento simples geralmente é realizado em uma clínica e não requer hospitalização e os pacientes voltam para casa ou para o trabalho após a biópsia com apenas um curativo. 
 
COMO OS NÓDULOS DA TIREOIDE SÃO TRATADOS?
Todos os nódulos da tireoide que contenham um câncer de tireóide, ou que sejam altamente suspeitos de contê-lo, devem ser removidos cirurgicamente por um cirurgião experiente da tireoide. A maioria dos cânceres de tireoide é curável e raramente causa problemas com risco de vida. 
 
Dra. Taira Liell | CRM 37063 | Médica Radiologista da Kozma
Fonte: http://www.thyroid.org/thyroid-nodule