Notícias

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Para que serve o exame PET-CT ?

Fonte: Clínica Kozma

Para que serve o exame PET-CT ?

O PET-CT, a mais nova aquisição da Kozma, é uma tomografia por emissão de pósitrons. Método de imagem que associa dois exames em um só e permite comparar o metabolismo e a anatomia corporal, gerando uma precisão nunca antes vista em nenhum método de imagem disponível. Suas aplicações clínicas têm melhorado significativamente o manejo dos pacientes, principalmente na área da oncologia. 

Para quem é indicado o exame de PET-CT?

O PET-CT é um exame que revela as alterações no metabolismo celular, tendo aplicações clínicas nas áreas da cardiologia, neurologia, e principalmente na oncologia, sendo solicitado para avaliação de metástases e estágio da doença, para direcionar e avaliar a eficácia do tratamento.

Como é feito o exame de PET-CT?

No serviço de PET-CT da Kozma o paciente será atendido em um ambiente novo, confortável e seguro com toda a atenção necessária para a realização do seu procedimento. Após passar pela recepção o paciente é encaminhado para a sala de preparo. Neste momento tem sua glicemia e sinais vitais verificados e deve se despir e colocar o avental para ser encaminhado para a sala de repouso onde será administrado o traçador, medicamento usado para realização do exame (FDG-18F). Após receber a medicação o paciente aguarda 60 minutos em repouso para que o material injetado concentre em todo o corpo. Depois do repouso o paciente realizará o exame que dura de 15 a 25 minutos dependendo do protocolo. Esse procedimento é extremamente seguro e para a sua realização é necessário que esteja-se em jejum por seis horas.

Há contraindicações para realizar o exame de PET-CT?

O PET-CT é um exame não invasivo e seguro, sendo isento de complicações. Entretanto, se o paciente for alérgico a algum medicamento ou contraste radiológico é imprescindível que o médico responsável seja avisado. Gestantes e lactantes podem realizar o exame mediante autorização médica.

PET-CT na KOZMA

A Kozma inaugurou em Passo Fundo a sua nova unidade de PET-CT, exame antes disponível apenas na Região Metropolitana de Porto Alegre e em Caxias do Sul. Contudo, o Biograph Horizon adquirido pela Kozma possui uma tecnologia diferenciada, que ainda não está disponível em nenhum outro lugar do estado.