Notícias

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Tomografia Computadorizada, tecnologia e segurança para diagnóstico de COVID-19

A pandemia do coronavírus trouxe consigo uma demanda desafiadora para o sistema de saúde de todo o mundo. Com tantas pessoas afetadas pela doença, todos os recursos disponíveis se tornaram escassos. Por isso, são necessárias alternativas que facilitem e agilizem desde o diagnóstico até o tratamento. 

O exame de tomografia é mais um recurso complementar aos exames laboratoriais, pois através das imagens é possível identificar lesões características do Covid-19 que aparecem com precisão nas imagens da tomografia computadorizada (TC) na região do tórax. Essa é uma alternativa aos testes convencionais, pois através dela já é possível tomar providências com antecedência, como isolar o paciente até ter a confirmação do diagnóstico.

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem realizou um estudo que relaciona o uso das imagens de tomografia computadorizada de tórax e do exame laboratorial RT-PCR (aquele que se capta uma amostra da mucosa do nariz) em pacientes com sintomas suspeitos de Covid-19. O resultado mostrou que ambos os exames têm praticamente a mesma eficácia para diagnóstico do covid 19.

Como funciona a tomografia computadorizada?

Basicamente, a Tomografia Computadorizada (TC) tem um funcionamento semelhante ao Raio X. Os mesmos raios saem em vários feixes para a obtenção de imagens dos órgãos internos. Entretanto, as imagens são bem mais detalhadas.

Esse exame ocorre no tomógrafo, uma máquina grande com um túnel aberto no centro por onde passa uma mesa de exame. É nessa mesa que o paciente fica deitado durante a realização do exame.

Qual a utilidade da tomografia em relação ao Covid-19?

Apesar de o RT-PCR possuir um diagnóstico mais detalhado, a tomografia é mais ágil pois seu resultado sai no mesmo dia. Isso porque o novo coronavírus gera diversas alterações pulmonares que aparecem em grande parte dos pacientes infectados. Por serem bem características, essas alterações aparecem com precisão nas imagens da tomografia computadorizada (TC) na região do tórax.

Assim, como há escassez de testes de PCR, o estudo sugere o exame de imagem como um importante aliado no processo de triagem de hospitais com sobrecarga de pacientes e recursos limitados durante a pandemia.

Benefícios do diagnóstico pela Tomografia Computadorizada

O benefício do uso desse exame é a agilidade no resultado. Assim, em pouquíssimo tempo a tomografia rastreia as lesões que são características do Covid -19. No entanto, o mais indicado é combinar o diagnóstico com exames moleculares como o PCR.

Contudo, quando a tomografia identifica as lesões provocadas pelo Covid-19, já é possível tomar decisões urgentes. Segundo um dos médicos envolvidos no estudo, Rubens Chojniak, há locais do país em que há limitação de recursos e estrutura, em que faltam testes de PCR ou unidades de isolamento e leitos de UTI. Nesses cenários, é necessário tomar decisões sem o resultado do teste de PCR.

“O resultado da TC, apesar de não ter a acurácia ideal para um teste de diagnóstico de Covid-19 e de não poder verificar diretamente a presença do vírus, tem desempenho suficiente para ajudar na triagem, na decisão de alocação de recursos, particularmente no critério de maior especificidade que considera apenas os achados típicos. Priorizando o uso dos recursos para pacientes com alta probabilidade para a doença”, comenta o médico.

A tomografia não é o exame ideal para definir o diagnóstico, pois não identifica diretamente a presença do vírus ou da resposta imunológica do paciente. Porém, é uma aliada fundamental em casos de urgência no diagnóstico.

Se esse é o seu caso, você pode contar conosco. A Kozma possui tomógrafos e outros aparelhos de imagem atualizados que fornecem resultados precisos. Pacientes com suspeita de covid não precisam de agendamento e o resultado do exame sai no mesmo dia.

Caso você esteja apresentando sintomas do Covid-19, procure um médico imediatamente. Ele vai compreender a sua necessidade e receitar todos os exames necessários para o seu diagnóstico.

Continue acessando os conteúdos do nosso blog e nos siga nas redes sociais.